h1

Como ter a pele perfeita!

15/03/2009

A mulher negra, geneticamente, possui uma proteção inegável contra os efeitos nocivos do sol. Apesar disso, ninguém está livre do risco oferecido pela exposição contínua aos raios solares. Mas o perigo é ainda maior para aquelas que possuem uma pele mais branca. Quanto mais branca for, maior será o risco.

12

No Brasil, a pele bem bronzeada obteve a errônea fama de ser a mais saudável. Através dessa ideia, muitas pessoas passaram a querer o tom correto de uma vez, sem a preocupação de ter uma exposição gradativa ao sol. São duas as maneiras de obter o tom perfeito: proteger a pele e se expor diariamente em períodos curtos ou abusar dos bronzeadores e ficar um dia inteiro sob o sol. A primeira opção é a mais recomendada, mas as pessoas buscam coisas cada vez mais instantâneas e logo podem começar a sentir o envelhecimento precoce, além da pele toda destruída e manchada. Em situações mais graves, o câncer de pele também pode ocorrer.

“Uma grande parte das manchas são causadas pelo sol, mesmo com a radiação que nos atinge no dia-a-dia, na cidade, sem que seja preciso que estejamos na praia ou na piscina”, afirma a dermatologista Lígia Kogos.

29

Quanto mais duradouro for o período de exposição ao sol, mais a pele estará prejudicada. Os efeitos são inúmeros. Você poderá notar o aparecimento de cistos, sardas, manchas escuras, rachaduras, fissuras, áreas sensíveis ao toque, descamações e, em alguns casos, espinhas ou brotoejas. Tudo depende de como é a pele da pessoa. E não devemos nunca nos esquecer de espalhar bem o protetor solar, em fator 30, além de repetir a aplicação a cada uma ou meia-hora.

As áreas prejudicadas podem ser o pescoço, o rosto, os braços, as costas, o cólo e as pernas. O efeito é cumulativo e, futuramente, pode vir a causar sérios problemas. Tratamentos de pele também podem ser menos eficazes se a pessoa não souber cuidar de sua pele. Mas também há mais um problema: a relação forte entre o envelhecimento e o sol. Para que se entenda melhor, nós temos a explicação!

“O envelhecimento cronológico pode fazer com que se tenha mais vulnerabilidade a pintas e manchas localizadas, pois o organismo vai perdendo a capacidade de filtrar as células defeituosas. A pele perde parte da capacidade de se defender do sol, além do fato da radiação ser cumulativa e ter sido guardada na memória da célula durante as décadas de vida”, explica a dermatologista Lígia Kogos.

33

Formas de Tratamento:

Ácido Retinóico + Hidroquinona: as fórmulas feitas com estes dois componentes são bastante usadas e a concentração de cada um dependerá do tipo de pele, profundidade da mancha e outros fatores individuais que são analisados pelo dermatologista em cada caso. Em algumas ocasiões, recebem corticóides para aumentar a eficiência das fórmulas. Os efeitos colaterais são descamação e pele levemente rosada. Eles devem ser aplicados à noite e de preferência no inverno. São receitados numa consulta simples ao dermatologista.

Microcauterização: um dos métodos mais eficientes e simples para tratar sardas escuras e claras, melanoses (manchas localizadas), queratoses actínicas e pintas superficiais. Um aparelho com ponta finíssima e quente é aplicado em cima de cada lesão. A carga elétrica causa destruição da mancha indesejada. O processo pode ser feito em qualquer tipo de pele e o dermatologista aplica cremes anestésicos ou anestesia local em cada lesão antes de realizar o procedimento, que é rápido e de baixo custo, podendo ser feito durante uma consulta simples. O efeito colateral é deixar crostas por 10 dias no rosto e de 15 a 30 dias no resto do corpo.

Neve Carbônica: ideal para loiras e ruivas, além quase indolor, este método consiste numa ponta congelada de um aparelho aplicada sobre as lesões que são destruídas pelo frio intenso. Deixa crostas por um período de 10 a 30 dias e necessita de três aplicações para garantir resultados satisfatórios.

Amelan: a aplicação é feita no consultório com um dermatologista e há uma manutenção em casa. Este método é usado para tratar de melasmas e cloasmas. Há uma leve descamação e vermelhidão que pode ser disfarçada com o uso de protetor solar e hidratante.

42

Além daqueles tratamentos, existem os que são feitos com laser. Entre os vários tipos de laser, temos os mais comuns que são: laser quantum, laser de CO2 e laser de rubi. Mas nem tudo é tão grave e, geralmente, não há a necessidade de corrigir manchas de pele com todas essas tecnologias. Se alguém aqui já ouviu falar da vitamina C tópica, deve ter ouvido sobre o quanto é milagrosa no combate aos efeitos nocivos do sol. Abaixo você tem as principais fórmulas desse verdadeiro tesouro que podem ser feitas em qualquer farmácia de manipulação de sua cidade. Confira!

1) Vitamina C Tópica: Vitamina C Tópica (10%), Ácido Hialurônico (3%) e Gel Base (qsp 20g). Uso noturno.

2) Vitamina C Tópica: Vitamina C Tópica (10%) e Gel Natrosol em pH 3,5 (qsp 30ml). Uso noturno.

3) Clareador e Hidratante Restaurador: VC-PMG (3,0%), Antipollon (0,5%), PCA-Na (2,0%) e Gel Natrosol (qsp 30ml). Uso noturno.

4) Creme Despigmentante Com VC-PMG: VC-PMG (3%), PP-2 (2%), Óleo de Macadâmia (1%) e Creme Não Iônico (qsp 30g). Uso noturno.

Algumas pessoas utilizam esses produtos em toda a pele. Outras o espalham apenas nas áreas afetadas. Tudo depende apenas do jeito que a pessoa quer usar e, por não ser agressiva, a vitamina C tópica age sem influência solar e ajuda a pele a produzir mais colágeno. Com isso, uma firmeza começa a ser notada na sua textura. Além disso, outros benefícios são visíveis, entre eles a maravilhosa hidratação, uma cor branca bonita e muito mais.

Mas, ainda que eficiente, seus efeitos não são repentinos. Você começa a notar sua ação com o passar das semanas. Ao final de tratamentos localizados, a diferença é visivelmente incrível. E para os que valorizam a cor original de sua pele, existem formas de manter os resultados desses processos para fazer com que a pele esteja sempre bonita e saudável. Listamos abaixo vários jeitos de respeitar sua pele.

53

– Tomar 500 miligramas de vitamina C por dia, mas sem exagerar. Você pode também optar por obter essa vitamina comendo muitas frutas e outros alimentos que tenham tal vitamina em suas composições.

– Ingerir vitamina A também poderá ajudar você a manter uma pele saudável, já que ela é composta basicamente por retinol, que é produto da vitamina A. Pode ser encontrada em qualquer farmácia, mas, para os que querem algo natural, a ingestão de leite, carne branca ou cenoura pode ajudar muito. Se a pele não estiver firme o suficiente, é sinal de que esta vitamina está em falta no seu organismo.

– Cremes clareadores ajudam no branqueamento da pele, mas você pode comprar sucos de mamão concentrados. Eles são deliciosos e ajudam muito!

– Ter a certeza de que fechou bem as embalagens dos produtos clareadores, pois eles possuem compostos que podem se oxidar apenas em contato com o oxigênio. Mas isso não afeta tanto os seus efeitos.

– Computadores que possuam monitores velhos e em péssimo funcionamento podem prejudicar a pele com suas pequenas emissões de radiação. Em períodos prolongados de tempo, essas mínimas exposições a esse tipo de radiação podem fortes aliadas do aparecimento de manchas ou escurecimento da pele facial.

– Não comprar produtos clareadores que possuam esteróides, mercúrio ou excesso de hidroquinona. Dê preferência ao ácido kójico, retinóico ou à vitamina C.

– Não ingerir vitaminas excessivamente. Se a ingestão de vitamina A exceder a porção diária recomendada, você causará enjoo, náusea, dor de cabeça, vômito e visão turva a si própria.

– Utilizar protetores de fator 20 ou 30. Sem eles, qualquer tratamento será inútil. Lembre-se continuamente desse importante detalhe. Não esqueça: use filtro solar. Que isso seja um de seus mantras para toda a vida!

Por: Akemi e Thales

Fontes: Estéticas, WikiHow e Terra

Anúncios

9 comentários

  1. Muito legal o post… arrasou!
    bjus THALES & CIA

    xxx henrique teixeira


  2. Jah ate copiei as receitinhas pra tirar mancha com vitamina c tópica. Tá doido? não quero ficar feia e velha! ja-mé dans la vie.


  3. Esse garoto da foto é igual a um primo meu…


  4. Comprei um creme perfeito pra pele. Veio de barco do Japão. Vou te passar a lista da linha toda por e-mail pq agora não me recordo. Beeeejos!!!!


  5. nossa mas esse blog aqui é praticamente um manual faz-tudo.


  6. aliás eu jah ate anotei a formulação todinha do creme pra clarear a pele (com óleo de macadama).


  7. Olá galera!
    Como é que eu faço para comprar aessas formulas??? As farmacias manipuladoras só vendem com receitas medicas. Existem alguns medicamentos que só os medicos estão autorizados a preescrever eu não posso chegar a té a farmacia e dizendo que quero tal formula pq vou ser barrada Nhe?
    Ou ´será que essa fiscalização só existem em meu estado heim?
    Eu quero uma formula para clarear , qual foi a formula que chegou do japão heim?
    Alguem poderia passar? beijos


  8. MEumsn msn paraquem quiser falar comigo ou vender algo par clarear è catisilvac@bol.com.br
    Beijos!!!


  9. Eu adorei as dicas,são otmas, obg.



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: