h1

Fim dos cabelos brancos!

14/03/2009

Novo estudo revela o acúmulo de água oxigenada na raiz como sendo um fator relacionado ao branqueamento dos cabelos e indica a forma de recuperar a cor dos seus fios!

branco

Não vai mais ser possível culpar os filhos, o cônjuge ou o estresse diário pelo surgimento dos fios brancos. Um novo estudo realizado por especialistas de três universidades europeias revela que os cabelos ficam brancos com o passar dos anos pelo mesmo motivo que morenas se tornam louras falsas: devido à água oxigenada. A pesquisa abre um inédito caminho para a descoberta de métodos para recuperação da cor natural e ainda oferece uma nova abordagem para o estudo do vitiligo.

Os cientistas já sabiam há muito tempo que os fios ficavam brancos devido ao desaparecimento gradativo da melanina (pigmento natural que dá cor aos cabelos). Mas a razão para isso acontecer era desconhecida.

Agora, os especialistas revelaram que o embranquecimento acontece devido a um acúmulo maciço de peróxido de hidrogênio (H2O2, popularmente conhecido como água oxigenada) provocado pelo desgaste do folículo capilar. O excesso de peróxido acaba por bloquear a fabricação de melanina.

“Não são apenas as (falsas) louras que mudam a cor do cabelo com peróxido de hidrogênio”, afirma Gerald Weissman, editor da revista da Federação das Sociedades Americanas de Biologia Experimental, onde o estudo foi publicado. “Todas as nossas células capilares produzem uma pequena quantidade de peróxido de hidrogênio, mas, à medida que envelhecemos, esse pouquinho se transforma em muito. Nós descolorimos o pigmento do nosso cabelo de dentro para fora e os fios vão ficando cinzentos e, depois, brancos.”

A produção de peróxido de hidrogênio pelo organismo é natural. A substância participa de diferentes processos, sendo naturalmente eliminada sem provocar danos. Alterações rompem esse balanço, provocando o acúmulo.

Os cientistas descobriram o processo ao examinar culturas de células extraídas de folículos capilares humanos. Segundo eles, o acúmulo da substância é causado pela redução da produção das enzimas responsáveis por quebrá-la, MSR A e B, transformando-a em água e oxigênio.

O estudo revelou ainda que, também por conta da redução da enzima, os folículos capilares não conseguem reparar o dano causado pelo peróxido de hidrogênio. Com isso, a produção de melanina cai, criando um ciclo vicioso.

Como a melanina é responsável não só pelo pigmento dos cabelos, mas também da cor dos olhos e da pele, o estudo sugere que um processo similar poderia estar por trás do vitiligo (uma doença que resulta na descoloração de partes da pele causando sérios danos psicológicos, e para a qual não há tratamento eficiente).

O estudo foi coordenado por Karin Schallreuter, da Universidade de Bradford, no Reino Unido. Cientistas das universidades de Mainz e Luebeck, na Alemanha, também participaram da pesquisa.

Por: Thales

Fonte: Jornal da Ciência

Anúncios

8 comentários

  1. Ahh mas as pessoas da foto estão bem com o cabelo assim hehehe


  2. Podia ter posto uma fotchenha bem conceitual da Meryl Streep né thales? ia super combinar com o post. Ela é tipo um mártir da emoção no mundo artístico cinemático. Adoro falar bonito bjs


  3. Muito interessante!


  4. Ai não sei Thales, tenho um pouco de medo!

    xxx henriqeu teixiera


  5. Eu tbm n quero me imaginar perdendo meus fios castanho-médios (perde hifen com reforma? pra tds os efeitos, aih vai “castanhomédios” bjs). Imagina ter q ficar q nem minha mae super escrava das tintas da l’oreal???? Deus me livre!


  6. Muito bom esse texto!


  7. Mas as loiras naturais não têm relação com esse fator. não é?


  8. Nãããão! A cor naturalmente loira é produzida através de menos melanina que o normal. Mas isso não quer dizer que a pessoa tenha água oxigenada no couro cabeludo do mesmo jeito que quem tem cabelos brancos ou descoloridos. Uma coisa é genética e a outra é química. São completamente diferentes!



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: